Agentes da Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística do Distrito Federal (DF Legal) atuaram em alguns pontos do DF, na sexta-feira (25/2) e neste sábado (26/2), contra a realização de festas clandestinas durante o feriado de carnaval. De acordo com informações do órgão, foram interditados dois eventos no Conic e um em Santa Maria, além da remoção de uma estrutura em um clube da Asa Norte.
Segundo a DF Legal, as duas festas no Conic ocorriam simultaneamente, na sexta-feira (25/2), em área pública e sem autorização. A pasta também informou que o público dos locais foi dispersado e não houve aplicação de multa, pois não foi caracterizado evento carnavalesco.
Em Santa Maria, a história foi diferente. Também na sexta-feira (25/2), um estabelecimento foi autuado pela segunda vez, por descumprimento de protocolos. A DF Legal afirmou que o local já havia sido multado anteriormente, por funcionar como danceteria. Por ser reincidente, o estabelecimento recebeu a multa com valor dobrado, R$ 8 mil.
Estrutura ilegal
Em outra operação, neste sábado (26/2), a secretaria retirou e apreendeu uma estrutura no Setor de Clube da Asa Norte que, segundo o órgão, não tinha autorização para ser instalada. Após denúncias, a DF Legal constatou a existência da estrutura na quinta-feira (24/2).
Para os agentes, organizadores afirmaram que o evento seria uma festa de aniversário, sem cobrança de ingresso e dentro das instalações do clube. Contudo, a equipe confirmou que a estrutura estaria em área pública, sem autorização da Administração do Plano Piloto e sem alvará eventual.
A pasta interditou o evento imediatamente e orientou que as estruturas fossem desmontadas, ainda na quinta-feira (24/2). “Como a determinação de desmontagem não foi cumprida, deslocamos equipes da Operação Pronto-Emprego para remoção e apreensão da estrutura (na manhã deste sábado)”, informou o órgão. Confira imagens