Bem-vindo – 20/04/2024 04:56
Previous slide
Next slide

VÍDEO : Novo Gama, prefeitura faz serviço de limpeza em rede de águas pluviais limpeza e desentupimento de Bueiros

Acompanhando o trabalho, prefeito Carlinhos e vice Akalanto fiscalizavam o serviço que, além de limpar e desentupir a máquina utilizada tira fotos mostrando a situação da rede.

Os profissionais que realizavam o trabalho chegaram a comentar com a reportagem que o local parecia nunca ter sido limpo devido o grande acúmulo de sujeiras na rede, o prefeito esclareceu que o trabalho será feito em toda cidade antes que o asfalto venha ser danificado.

“De modo geral, as redes de drenagem de água da chuva são sistemas que integram os serviços de saneamento, capazes de receber e transportar líquidos superficiais por meio de tubulações, compostos de canais conectados entre si. e de responsabilidade da prefeitura dos municípios, que facilita o escoamento das águas de chuva.” disse Carlinhos 

Eles vão filmando, tirando fotos e gerando relatórios detalhados, metro a metro, do estado das redes, identificando anomalias para posterior manutenção. Além da limpeza, estão fazendo a substituição de bocas de lobo quebradas, pintando e restaurando.

O serviço limpeza em rede de águas pluviais é importante, porque evita transtornos, principalmente em épocas de chuva, que torna mais propícia para causar alagamentos e inundações. Essa situação gera risco de doenças.

Saibam quais são os principais problemas com as redes de água pluvial

Diante do contexto abordado, é importante tomar alguns cuidados para que as redes de água pluvial operem corretamente. Pequenos cuidados, como evitar a ligação irregular da rede de drenagem de água da chuva na rede de esgoto podem evitar a obstrução ou até o rompimento das tubulações, além de desastres ambientais, como enchentes e erosões.

Descarte incorreto de lixo

O lixo descartado incorretamente nas ruas pode se transformar em um grande problema quando chove. O acúmulo de resíduos sólidos nos bueiros impede a passagem da água pluvial e é um dos principais responsáveis pelos alagamentos das vias e até pela ocorrência de enchentes, dependendo do volume das chuvas e da situação das redes de água pluvial.

Ligação irregular entre rede de esgoto e rede de drenagem

Muitas vezes, a água pluvial dos imóveis é direcionada para a rede de esgoto. Quando isso acontece, em dias de chuva pode ocorrer o extravasamento de esgoto para dentro de casa e até o rompimento das redes. Isso ocorre principalmente porque as redes de esgoto possuem um diâmetro menor do que as redes de água pluvial, já que o volume de líquido que recebem é menor. O contrário também gera problemas, já que lança o esgoto diretamente nos rios, sem tratamento prévio. Portanto, é fundamental garantir que tanto a água da chuva quanto o esgoto do imóvel estejam sendo direcionados para as redes corretas.

Com isso, tanto o descarte quanto a interligação irregular são extremamente prejudiciais à infra-estruturar de saneamento das cidades e ao meio ambiente, podendo causar transtornos como retorno do esgoto para dentro de casa, até grandes desastres como enchentes, alagamentos e erosões, que impactam todo o município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *