Bem-vindo – 24/07/2024 07:15
Previous slide
Next slide

Goiás deve liberar uso da máscara em ambientes abertos na próxima semana

O Estado de Goiás pode liberar uso de máscaras em ambientes externos a partir da próxima semana. A avaliação do governo é que o alcance da vacinação e a imunidade conferida pelas contaminações por Covid-19 tornam o momento seguro para a liberação do uso do equipamento de proteção.

A possibilidade será debatida em reunião do Centro de Operações de Emergências (COE) em Saúde do governo estadual nesta quarta-feira (9). Para isso, os técnicos irão analisar os números da pandemia em Goiás. A partir desta reunião será elaborada uma nota técnica sobre a liberação.

Vacinação e contaminações permitem a liberação, diz secretário

“Temos mais de 89% de vacinação, de forma que existe grande parte da população potencialmente imunizada, ou pela vacina, ou pela própria doença, já que a terceira onda foi muito transmissível”, avalia o secretário de Estado da Saúde, Ismael Alexandrino.

Embora os números sejam considerados favoráveis à permissão, os técnicos devem aguardar até a semana que vem para que os dados do carnaval sejam consolidados.

“Estamos em queda sustentada de contaminação, de internações e número de óbitos. O propósito é buscarmos certa normalidade. Claro que a pessoa poderá fazer sua avaliação própria se usará ou não a máscara. Mas a obrigatoriedade deve cair na próxima semana”, pontua o secretário.

Alguns municípios avançam pelo fim das restrições

Pelo menos dois municípios goianos já avançaram para além da orientação do governo estadual e liberaram o uso de máscaras em ambientes abertos: Anápolise Minaçu. Este último aprovou a medida na última sexta-feira (4).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *