Bem-vindo – 19/04/2024 12:23
Previous slide
Next slide

Governo de Goiás abre inscrições para cursos gratuitos na área de tecnologia

Formação em Informática Básica, Montagem e Manutenção de Computadores e Celulares, e Robótica Básica e Eletrônica têm 165 vagas disponíveis com 50% delas reservadas para mulheres

O Governo de Goiás abriu 165 vagas para cursos gratuitos de Informática Básica, Montagem e Manutenção de Computadores e Celulares, Robótica Básica e Eletrônica. A formação é oferecida dentro do Sukatech, programa da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). As inscrições podem ser feitas pelo link goias.gov.br/inovacao/programa-sukatech, ou presencialmente na sede do Sukatech, na Escola do Futuro de Goiás José Luiz Bittencourt, no Bairro Floresta, em Goiânia.

São 60 vagas para o curso de Informática Básica e Empreendedorismo (20 por turno), 60 para Montagem e Manutenção de Computadores, Celulares e Empreendedorismo (20 por turno) e 45 vagas para Robótica Básica, Eletrônica e Empreendedorismo (15 por turno), nos períodos matutino, vespertino e noturno. Os horários das aulas são das 8h30 às 11h30; das 14h às 17h; e das 18h30 às 21h30.

As aulas são presenciais e começam na próxima segunda-feira (8/4), na sede do programa Sukatech. A carga horária é de 45 horas para os cursos de Informática Básica e Robótica e de 70 horas para o curso de Montagem e Manutenção. Todos os alunos que finalizarem os cursos receberão certificados de conclusão.

Os cursos têm reserva de 50% das vagas para mulheres, dentro do programa Goianas na Ciência e Inovação, iniciativa da Secti para despertar, acelerar e desenvolver mulheres nas carreiras de tecnologia, pesquisa e empreendedorismo inovador. A intenção é ajudar a construir um futuro mais igualitário e promissor no estado.

Sukatech

O Sukatech é um programa do Governo de Goiás, por meio do Goiás Social. Gerido pela Secti, a iniciativa tem a parceria da organização da sociedade civil Programando o Futuro. Por meio do Sukatech, o Governo do Estado mantém um Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC), que recebe resíduos eletrônicos e realiza a reciclagem e o recondicionamento dos itens, contribuindo para a preservação do meio ambiente.

Os resíduos eletroeletrônicos coletados pelo Sukatech são utilizados nos cursos de informática básica, manutenção de computadores e robótica, proporcionando que os alunos aprendam de maneira prática. Em seguida, os itens recondicionados são doados a entidades filantrópicas ou públicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *