Bem-vindo – 20/04/2024 19:56
Previous slide
Next slide

Grupo protesta após atropelamento de casal de ciclista em Santa Maria

Hilberto Oliveira da Silva, 47 anos, e a mulher, Vera Lúcia da Cruz Sampaio, 43, faziam um passeio ciclístico em via pública, em Santa Maria, quando foram atropelados por uma motorista embriagada

Hilberto Oliveira da Silva e Vera Lúcia da Cruz Sampaio pedalavam em Santa Maria quando foram atropelados -  (crédito: Reprodução/Redes Sociais)

Hilberto Oliveira da Silva e Vera Lúcia da Cruz Sampaio pedalavam em Santa Maria quando foram atropelados – (crédito: Reprodução/Redes Sociais)

sinistro de trânsito que resultou em um casal de ciclistas mortos, neste domingo (17/4), gerou comoção e revolta entre os grupos que praticam a atividade no Distrito Federal. Em apoio e com o intuito de promover a conscientização e paz no trânsito, o grupo de ciclismo Pedala Crente (PDC) organiza um ato, em Santa Maria, contra o atropelamento de Hilberto Oliveira da Silva, 47 anos, e a mulher, Vera Lúcia da Cruz Sampaio, 43.

A barbárie aconteceu em uma via pública, próximo à reciclagem, na QR 157, em Santa Maria. De acordo com informações da Polícia Militar, a motorista, 36 anos, envolvida no sinistro de trânsito dirigia sob efeito do álcool. Coordenador do PDC e conhecido do casal, Maurício Paniagua explica que a concentração está marcada para às 18h30 desta terça-feira (19/4), no estacionamento do BRT, na região administrativa.

A previsão, de acordo com Maurício, é que o grupo faça o percurso até o local do acidente e, depois, retorne ao ponto de partida. “Eles eram conhecidos do grupo e a intenção era de participarem, futuramente. Estavam fazendo preparo físico, treinando, para ingressar”, pontua. Segundo o coordenador, o casal fazia parte da comunidade evangélica da maioria dos integrantes, por isso o grupo está em luto. “Nós tínhamos uma consideração enorme por eles. Era um casal muito dedicado à igreja, gostavam de fazer os passeios ciclísticos deles, nas ciclovias”, cita.

Maurício conta que conhecia o casal há pouco tempo, mas que foi o ciclismo que uniu as famílias. “Eles gostavam muito de pedalar da Santa Maria Sul à Santa Maria Norte. Gostavam de fazer esse passeio ciclístico mais urbano e preferiam pedalar dentro da cidade”, pontua. A notícia da tragédia envolvendo o nome de Vera e Hilberto abalou até mesmo aqueles que não eram próximos do casal. “Nós ficamos chocados. Estamos todos de luto porque poderia ser qualquer um de nós”, lamenta.

Através do ato, o coordenador quer conscientizar a população de Santa Maria. “Nossa cidade tem crescido bastante, assim como essa modalidade esportiva. Então precisamos de motoristas mais conscientes quanto ao cuidado com o trânsito”, completa.

Ocorrência

Hilberto morreu no local e Vera chegou a ser transportada pelo Corpo de Bombeiros Militar para o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), com um ferimento no crânio, suspeita de traumatismo cranioencefálico, fratura no membro inferior esquerdo e escoriações pelo corpo. Segundo informações dos militares, ela estava consciente, desorientada e instável mas, por volta das 22h48, teve o óbito confirmado.

A motorista do veículo, a faturista Stefania Midiã Silva de Araújo, não se feriu. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, a condutora parou o veículo a uma distância aproximada de cerca de 500 metros do local da colisão e, ao ser abordada pelos militares, relatou não se recordar de como o sinistro de trânsito teria acontecido. Ao ser indagada, ela se desentendeu com os policiais militares e acabou sendo conduzida para a 20ª Delegacia de Polícia (Gama).

Ela foi submetida ao teste, que constatou a alcoolemia de 0,62 miligramas de álcool por litro de ar expelido (mg/L), valor acima do permitido, que é de 0,33mg/L. O Correio teve acesso à ocorrência do caso e, de acordo com o documento, a motorista foi presa e autuada em flagrante delito. Até então, a dinâmica do sinistro de trânsito não foi confirmada. A reportagem procurou Stefania, mas não teve retorno. O espaço segue aberto para posicionamento.

Protesto contra atropelamento
Local: concentração no estacionamento do BRT de Santa Maria
Hora: 18h30
Para mais informações: @pedalacrenteoficial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *