Bem-vindo – 24/07/2024 07:02
Previous slide
Next slide

Pássaros exóticos foram encontrados engaiolados dentro de galpão

O Batalhão Ambiental da Polícia Militar resgatou 74 pássaros exóticos em um galpão após uma denúncia anônima, em Goiânia. Segundo um biólogo, as aves precisam de autorização para entrar no Brasil. Segundo a Polícia Civil, o responsável pelos animais é suspeito de tráfico de animais. Um vídeo mostra o momento que os pássaros foram encontrados engaiolados.

As aves foram resgatadas na terça-feira (20), no Setor Jardim Balneário Meia Ponte. O biólogo Edson Abrão explicou que a espécie, chamada de Ring Neck, também conhecida como periquito-de-colar ou periquito-de-junco, é de fácil reprodução em cativeiro.

De acordo com Abrão, essas aves só podem ser criadas ou vendidas com um documento de liberação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o que, segundo a polícia, o homem não detinha. “É um animal da Ásia, África, China e Índia. É muito exótico, a reprodução dele em cativeiro é fácil, não pode ser colocado em liberdade pois pode atrapalhar a cadeia alimentar e a fauna. Os verdinhos custam a partir de R$ 600 e os mais raros podem chegar a quase R$ 3 mil”, explicou Edson.

Conforme os policiais, o responsável pelos pássaros assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), foi liberado e deve responder em liberdade por crime ambiental. Os animais foram encaminhados para o Centro de Triagem de Animais (Cetas) do Ibama, onde devem receber cuidados.