O objetivo principal é localizar e confiscar os autotestes falsificados
A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), através da 3ª Delegacia de Polícia (Cruzeiro), iniciou na manhã desta terça-feira (9) a Operação Falso Negativo. A ação visa desmantelar uma organização criminosa envolvida na venda de autotestes de Covid-19 adulterados no Distrito Federal.
A operação mobilizou 155 policiais e contou com a execução de 32 mandados de busca e apreensão, com o apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O objetivo principal é localizar e confiscar os autotestes falsificados, além de reunir documentos e notas fiscais relacionados ao produto. Até o momento, mais de cem testes adulterados foram apreendidos.
A PCDF ressalta a importância de adquirir medicamentos e vacinas apenas em estabelecimentos certificados e de boa reputação, dentro da legalidade, para evitar riscos à saúde. A população é orientada a reportar qualquer suspeita de irregularidade na venda e distribuição de medicamentos às autoridades competentes, registrando ocorrência policial ou fazendo uma denúncia quando necessário.
As autoridades policiais decidiram não conceder entrevistas nesta fase inicial da operação para preservar o andamento das investigações e a coleta de provas essenciais para responsabilizar os envolvidos. Para identificar um teste falsificado, os consumidores devem prestar atenção à ausência da tarja cinza metálica de segurança, que é destinada à raspagem de tinta reativa.