Bem-vindo – 13/04/2024 03:33
Previous slide
Next slide

Piloto de parapente de Catalão (GO) morre durante voo em evento de Minas Gerais

Valdemiro Martins Rafael, de 41 anos, fazia voos livres como treinamento para o campeonato mineiro.

Piloto de parapente de Catalão (GO) morre durante voo em evento de Minas Gerais. (Foto: reprodução/redes sociais)
Piloto de parapente de Catalão (GO) morre durante voo em evento de Minas Gerais. (Foto: reprodução/redes sociais)

O acidente foi registrado por pessoas que assistiam às manobras no Pico da Ibituruna, montanha a mais de 1,1 mil metros de altura, onde era realizado o evento.

Nas imagens, é possível ver o momento em que vários pilotos, inclusive Valdemiro, realizam voos livres, também conhecidos como ‘free flight’.

Piloto de parapente de Catalão que morreu durante voo em Minas Gerais sofreu politraumatismo

Segundo a Prefeitura de Governador Valadares, a queda do piloto ocorreu em um local de difícil acesso. Equipes do Corpo de Bombeiros e Samu foram acionadas. O helicóptero da Polícia Militar de Minas Gerais auxiliou no transporte da vítima.

Valdemiro teve politraumatismo gravíssimo, foi rapidamente socorrido, mas não resistiu aos ferimentos e morreu antes de dar entrada no hospital municipal. De acordo com nota emitida pela Prefeitura, o piloto tinha todos os pré-requisitos, bem como experiência para a prática do voo. Ele estava acompanhado de uma equipe e instrutor de voo.

Ainda conforme relata a gestão municipal, a organização do evento cumpriu todas as normas de segurança necessárias, tais como: exigência da habilitação pela Confederação Brasileira de Voo Livre, assinatura do termo de responsabilidade pelo piloto sobre os riscos da prática esportiva, orientações com os participantes antes das provas sobre as condições de voo do dia e do local, além de equipes de salvamento a postos para rápido socorro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *