Bem-vindo – 17/04/2024 15:25
Previous slide
Next slide

Princípio de motim gera tensão em presídio de Santa Helena

Pedras, comida, peças de ventiladores e até fezes foram jogadas nos agentes prisionais.

Princípio de motim em presidio de Santa Helena é contido por policiais
Princípio de motim em presidio de Santa Helena é contido por policiais (Foto: DGAP)

Detentos da unidade prisional de Santa Helena geraram tensão com um princípio de motim na última quarta-feira (2). A direção do presídio acionou equipes do Grupo Tático de Intervenção (GIT) para conter a confusão com jatos d’água e munição não letal. Seis presos se feriram. No confronto, atiraram em direção aos policiais pedras, peças de ventilador, comida, fezes e outros objetos.

Presos arremessaram pedras, comida e fezes contra os agentes prisionais durante motim

O motim se iniciou na Ala A e rapidamente se ampliou para a Ala B da unidade. Agentes prisionais tentaram reestabelecer a paz, mas não conseguiram.

A equipe da GIT foi acionada para conter o conflito e recebida com pedaços de madeira e outros objetos arremessados. Um colchão também foi jogado para impedir a entrada dos policias na unidade, mas a polícia conseguiu conter os detentos com o uso de munição não letal e jatos. Após a contenção do motim, os detentos foram colocados no banho de sol.

DGAP diz que presos estão descontentes com a mudança na direção do presídio

Diretoria-Geral de Administração Penitenciaria (DGAP) informou que a revolta dos detentos está diretamente ligada a implantação de novos procedimentos no presídio.

“O descontentamento dos custodiados está diretamente ligado à implantação do Procedimento Operacional Padrão (POP) e à recente mudança na direção da unidade prisional.  A implantação do POP é uma determinação da DGAP e ocorre de maneira gradativa em todo Estado, desde o início de 2020, como forma de padronizar os procedimentos adotados pela Polícia Penal de Goiás em todos os presídios”, disse a DGAP em nota enviada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *