Bem-vindo – 23/05/2024 13:09
Previous slide
Next slide

Rianápolis: bezerro com duas cabeças é encontrado dentro de vaca abatida

Embora incomum, a anomalia, não oferece riscos à saúde humana, explica especialista

Um fato inusitado chamou a atenção de funcionários de um frigorífico em Rianápolis, na última sexta-feira (19). Durante o processo de abate e retirada do feto de uma vaca, a equipe se deparou com um bezerro com duas cabeças. Com informações do portal G1 Goiás.

Segundo o inspetor Antônio José dos Santos França, da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), que presenciou o caso, a gestação da vaca estava no sexto mês. “No momento da extração do feto, a equipe percebeu que se tratava de um bezerro bicéfalo”, detalhou o inspetor ao G1.

Embora incomum, a anomalia, explicada por Antônio como congênita e não genética, não oferece riscos à saúde humana. “Ocorreu uma falha na divisão celular durante a meiose, resultando na formação de dois embriões incompletos, unidos pelos seus corpos”, detalhou.

De acordo com o inspetor, a vaca, adquirida em Santa Tereza de Goiás, seguia os padrões habituais de compra do frigorífico, que frequentemente recebe animais prenhes em diferentes estágios de gestação. “Essa situação, apesar de rara, é parte da rotina do nosso trabalho”, afirmou Antônio.

O inspetor reforça que, em casos como esse, os bezerros nascem com poucas chances de sobrevivência. “A união incompleta dos embriões impede o desenvolvimento completo do animal, tornando inviável sua vida fora do útero”, explicou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *